2º Ciclo de Estudos GPCOR

2-ciclo-gpcorO 2o Ciclo de Estudos do GPCOR visa publicizar resultados de atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas por meio do Grupo de Pesquisa Correlativos: Estudos em Cultura e Religião (GPCOR), que integra a Linha de Pesquisa Fundamentos e Críticas das Ideias Religiosas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe.

O tema “Reforma Protestante, 500 anos depois: fontes e repercussões” alude ao marco do início da reforma religiosa empreendida por Martim Lutero, quando da publicação das 95 teses contra a prática de indulgências, em Wittenberg, Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Do ponto de vista histórico, esse evento se tornou axial para as profundas transformações sociais e políticas que marcaram a Europa a partir do século XVI. Na medida em que suas repercussões se associaram à expansão colonialista da Europa nos séculos XVII, XVIII e XIX, acabou extrapolando seu contexto original, dando lugar, em diferentes contextos e sob diferentes aspectos, ao Protestantismo. Este, em suas mais diversas expressões, não define hoje apenas uma face do Cristianismo. Em sentido amplo, trata-se de um processo tão cultural quanto religioso, que determinou profundamente o pensamento e práticas sociais da assim chamada “modernidade”. Sob este aspecto, a atual pesquisa em Ciências da Religião, lidando de modo direto ou não com o Protestantismo, mas dialogando imprescindivelmente com a modernidade e seus desdobramentos contemporâneos, encontra no tema proposto um significativo campo de interlocução e motivação para suas investigações. Em razão disso, o evento prevê a articulação de dois momentos metodológicos:

1) Mostra de Pesquisa Discente do Núcleo de Ciências da Religião/UFS: com o objetivo de realizar um programa de comunicações de pesquisas em andamento por discentes do PPGCIR;

2) Simpósio Reforma Protestante, 500 anos depois: fontes e repercussões: com o objetivo de identificar elementos, bem como inferir e problematizar questões relativas ao que se poderia definir como “origens religiosas da modernidade”, correlacionando suas fontes filosóficas e teológicas a facetas de suas repercussões no mundo moderno e contemporâneo, tanto no âmbito institucional e prático propriamente religioso quanto fora deste.

PROGRAMAÇÃO

LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO. DE GEOGRAFIA E AUDITORIO CECH
21 DE MARÇO DE 2017

Mostra de Pesquisa Discente do NGCR/PPGCIR – 14:00 às 18:00 (Auditório DGEO)

Intervalo – 18:00 às 19:00

Simpósio Reforma Protestante, 500 anos depois: fontes e repercussões (Auditório CECH)

Abertura (19:15):

500 anos depois de quê? – Prof. Dr. Joe Marçal G. Santos (NGCR/PPGCIR/PPGCINE)

Conferência 1 (19:45 – 20:30):

Amor e reforma: a presença da mística no pensamento de Lutero – Prof. Dr. Cícero Cunha Bezerra (DFIL/PPGFIL/PPGL/PPGCIR)

Discussões e debates (20:30 – 21:30)
22 DE MARÇO DE 2017

Mostra de Pesquisa Discente do NGCR/PPGCIR – 14:00 às 18:00 (DID 6, SALA 102)

Intervalo – 18:00 às 19:00

Simpósio Reforma Protestante, 500 anos depois: fontes e repercussões (DID 6, SALA 101)

Conferência 2 (19:00 – 19:45):

Lutero, sua teologia e seu papel nas “origens da modernidade – Prof. Dr. Joe Marçal G. Santos (NGCR/PPGCIR/PPGCINE)

Conferência 3 (20:00 – 20:45):

Nominalismo, Reforma e Modernidade a partir de Paul Tillich – Prof. Dr. Carlos Eduardo B. Calvani (NGCR/PPGCIR)

Discussões e debates (20:45 – 21:30)

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO!

Anúncios

Um comentário sobre “2º Ciclo de Estudos GPCOR

Os comentários estão desativados.